Links de Acesso

Palestinos pretendem apresentar hoje projecto sobre Estado


Mahmoud Abbas
Mahmoud Abbas

Os palestinos pretendem apresentar hoje, 29, à Organização das Nações Unidas (ONU) o rascunho final de uma resolução sobre Estado próprio, defendendo um acordo de paz com Israel dentro de um ano e o fim da ocupação dos territórios palestinikanos no final de 2017.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, afirmou por telefone ao secretário de Estado norte-americano John Kerry, que iria seguir adiante com a iniciativa, apesar da oposição dos Estados Unidos e de Israel, de acordo com a agência de notícias oficial palestina, Wafa.

“Hoje o grupo árabe se encontrará em Nova Iorque, e nós vamos submeter o rascunho original da resolução ao Conselho de Segurança na esperança de que a votação seja concluída amanhã ou no dia seguinte”, disse à Reuters Saeb Erekat, membro da autoridade palestina.

As autoridades palestinas afirmaram que a proposta prevê que as negociações tenham como base os limites territoriais existentes antes de Israel ocupar a Cisjordânia, o leste de Jerusalém e a Faixa de Gaza na guerra de 1967.

XS
SM
MD
LG