Links de Acesso

Painel de deputados lança investigação a Donald Trump por obstrução de justiça


Jerrold Nadler anunciou a iniciativa que afecta próximos do Presidente
Jerrold Nadler anunciou a iniciativa que afecta próximos do Presidente

Um painel da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos disse nesta segunda-feira, 4, ter enviado pedidos de documentos para 81 agências governamentais, entidades e indivíduos no âmbito de uma investigação sobre acusações de obstrução de justiça e outros abusos que teriam sido cometidos pelo Presidente Donald Trump, e próximos dele.

Entre os que estão na mira do Comité de Justiça, liderada por democratas, estão os filhos do presidente, Donald Trump Jr. e Eric Trump, o WikiLeaks, o assessor da Casa Branca e genro de Trump, Jared Kushner, o vice-presidente financeiro das Organizações Trump, Allen Weisselberg, o ex-procurador-geral dos EUA Jeff Sessions e o ex-conselheiro da Casa Branca Don McGahn.

"Nós vimos o dano causado às nossas instituições democráticas nos dois anos em que o Congresso recusou-se a conduzir uma supervisão responsável. O Congresso precisa fiscalizar os abusos de poder", disse o presidente do Comité, Jerrold Nadler, em comunicado.

Entre os objetivos do painel está determinar se Trump pode ter obstruído a justiça ao destituir supostos inimigos do Ministério da Justiça, como o ex-diretor do FBI James Comey, e abusado de seu poder presidencial ao oferecer perdões ou interferir com testemunhas.

Em reacção, a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, disse que a carta foi recebida e que “o Gabinete do Conselho e autoridades relevantes da Casa Branca vão analisá-la e responder no momento apropriado."

Os republicanos no Congresso acusam os democratas de perseguirem uma agenda de impugnação como parte de uma estratégia política para reivindicar a Casa Branca na eleição de 2020.

XS
SM
MD
LG