Links de Acesso

PAICV escolhe presidente em eleições antecipadas


Janira Hopffer Almada, Presidente do PAICV
Janira Hopffer Almada, Presidente do PAICV

Principal partido da oposição em Cabo Verde marca congresso extraordinário para Fevereiro de 2017.

O PAICV, principal partido da oposição em Cabo Verde, vai realizar um Congresso Extraordinário de 17 a 19 de Fevereiro de 2017 em que deverá consagrar o novo líder a ser escolhido pelos militantes em eleições antecipadas.

A decisão foi tomada neste domingo, 16, pelo Conselho Nacional do partido que esteve no poder de 2001 até Março passado e que perdeu, este ano as eleições legislativas e autárquicas para o MpD, e viu Jorge Carlos Fonseca, apoiado pelo partido no poder, reeleger-se como Presidente da República.

“Tudo indica que vão ser realizadas eleições antecipadas e que serão realizadas brevemente, muito embora o 'timing' ainda esteja em discussão", disse a porta-voz do Conselho Nacional, Rosa Rocha, aos jornalistas no final da reunião.

Vários sectores e personalidades do PAICV defendem que o candidato que for a votos a presidente do partido seja conseguido por consenso, mas o Conselho Nacional não se pronunciou sobre o tema.

Até agora, fontes do partido garantem que a actual presidente, Janira Hoppfer Almada, que colocou o cargo à disposição depois das duas derrotas eleitorais, vai recandidatar-se.

Júlio Correia, antigo secretário-geral, já mostrou a sua disponibilidade e tem já preparada a sua candidature à liderança do principal partido da oposição.

Depois de três vitórias nas legislativas de 2001, 2006 e 2011, sob a liderança e José Maria Neves, PAICV sofreu duas fortes derrotas este ano, conseguindo apenas 37 por cento dos votos nas legislativas e conquistado duas das 22 câmaras municipais.

O partido a Independência não apoiou nenhum candidato à eleição presidencial de 4 de Outubro ganha por Jorge Carlos Fonseca, com o apoio do MpD, no poder.

XS
SM
MD
LG