Links de Acesso

Países da África Austral vão enviar tropas para combater a insurgência em Moçambique


Palma, Cabo Delgado
Palma, Cabo Delgado

SADC não indicou o número de tropas, nem a data de envio

Os países da África Austral aprovaram, nesta quarta-feira, 23, o envio de tropas a Moçambique para ajudar a combater insurgência ligada ao Estado Islâmico, que ameaça a estabilidade na região relativamente pacífica, disse a secretária executiva do bloco.

Os 16 membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) têm lutado para saber como responder ao conflito, que começou em outubro de 2017 e desde então matou milhares de pessoas.

Cerca de 800 mil pessoas foram deslocadas e os combates paralisaram um projeto de gás de 20 mil milhões de dólares liderado pela gigante do petróleo Total.

A SADC aprovou o envio da sua força de prontidão, disse a secretária executiva da SADC, Stergomena Lawrence Tax, que leu um comunicado na sequência de uma reunião dos dirigentes do bloco na capital de Moçambique, Maputo.

A força de prontidão é parte de um pacto de defesa regional que permite a intervenção militar para evitar a propagação do conflito.

O comunicado não forneceu mais detalhes sobre quantas tropas estariam envolvidas, quando seriam destacadas ou qual seria seu papel, acrescentando apenas que a ajuda humanitária deve ser canalizada para os mais necessitados.

XS
SM
MD
LG