Links de Acesso

Ouvinte santomense cria campanha para recolher fundos para tratar de "doença desconhecida"


Odair da Costa

Um cidadão consciente, quando se depara com um problema, decide fazer algo para tentar ajudar.

Nesta semana, no Espaço do Ouvinte, destacamos a campanha criada pelo estudante santomense Odair da Costa, de 35 anos, que está a recolher fundos para socorrer as vítimas de uma doença cujo agente patológico é desconhecido.

A doença que surgiu em 2016 e já afectou mais de 1500 pessoas foi chamada recentemente pelo Ministério da Saúde de São Tome e Príncipe de celulite necrotizante.

Odair da Costa relata que a doença tem arruinado a vida de muitas pessoas, pois, segundo ele, os doentes não têm recebido apoio do Estado, e dependem da ajuda dos familiares, que também não dispõem de recursos para ajudá-los.

A celulite necrotizante, que da Costa na entrevista chama de Úlcera de Buruli, começa com uma coceira na pele que fica avermelhada. Depois surge uma pequena ferida que vai-se alastrando principalmente nos membros inferiores, confome explica a Direcção dos Cuidados de Saúde. A ferida, que se assemelha a uma queimadura, vai corroendo pouco a pouco as pernas e os pés.

Ao ficar sabendo da dimensão dessa doença em seu país, da Costa decidiu abrir uma conta bancária com o objectivo de arrecadar fundos para apoiar os seus conterrâneos. Na entrevista, ele dá os pormenores sobre a campanha e diz para quem o dinheiro arrecadado para comprar medicamentos será entregue.

Da Costa, natural de São Tomé, distrito de Lobata, actualmente mora na Inglaterra. Está a estudar Business e Gestão de Recursos Humanos e trabalha num armazém de logística.

Veja a informação abaixo para colaborar com a campanha do santomense Odair da Costa.

Para aqueles que vivem fora do Reino Unido

Nome : Odair Da Costa
Nome do banco: LLOYDS BANK
IBAN: GB50LOYD30974448753868
Bic * : LOYDGB21263

Para aqueles que vivem no Reino Unido:

Nome : Odair Da Costa
Sort code: 30-97-44
Account number: 48 75 38 68

Entrevista com Odair da Costa
please wait

No media source currently available

0:00 0:07:56 0:00

A sua Opinião

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG