Links de Acesso

Óscar Pistorius condenado por homicício por negligência


Oscar Pistorius
Oscar Pistorius

O atleta olímpico incorre numa pena de até 15 anos e a leitura da sentença será no dia 13 de Outubro.

A juíza sul-africana Thokozile Masipa condenou nesta sexta-feira, 12, o atleta olímpico e paralímpico sul-africano Oscar Pistorius por homicídio por negligência, por ter morto em Fevereiro do ano passado a sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp.

O atleta de 27 anos, que tem as duas pernas amputadas e foi um dos grandes nomes do atletismo mundial, permaneceu impassível no banco dos réus com as mãos cruzadas, enquanto a juíza Thokozile Masipa lia o veredicto, que poderá resultar numa pena máxima de 15 anos de prisão.

Pistorius foi inocentado de duas outras acusações não relacionadas, sobre posse de armas - a posse ilegal de munição e disparar para o alto através do tejadilho solar de seu carro -, mas foi condenado por atirar debaixo de uma mesa num restaurante de Johanesburgo.

Reeva Steenkamp foi morta quando o velocista disparou quatro tiros de uma pistola de 9mm contra a porta da casa de banho atrás da qual a namorada se encontrava, em Pretória, na madrugada do Dia dos Namorados. A modelo, de 29 anos, morreu quase no momento. O atleta alegou sempre julgar que atrás da porta estava um ladrão.

A juíza Thokozile Masipa disse que não foi provada a intencionalidade do homicídio e que não encontrou razões para o tribunal determinar que Pistorius queria matar Steenkamp, considerando o seu comportamento não razoável e negligente. Agiu de modo "precipitado" e "negligentemente quando disparou sobre a porta da casa de banho sabendo que havia alguém no interior", sublinhou Masipa.

Quanto a estas duas últimas das três acusações que foram agregadas ao processo principal, a juíza disse que “as provas apresentadas ao tribunal não são suficientes para uma condenação penal”.

Oscar Pistorius destacou-se como atleta paralímpico, ao conquistar vários títulos. Participou em Mundiais de atletismo e nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

A sentença será lida no dia 13 de Outubro.

XS
SM
MD
LG