Links de Acesso

Organizações humanitárias preparam apelo de 500 milhões de dólares para o Iraque


Imagem de arquivo
Imagem de arquivo

Organizações humanitárias preparam-se para lançar um apelo com vista à angariação de 500 milhões de dólares para a crise humana criada pelo grupo Estado Islâmico no Iraque, informou hoje, 1 de Junho, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O anúncio surge na véspera do encontro em Paris da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos que combate o movimento extremista no Iraque e na Síria.

“A situação humanitária no Iraque está perto do desastre. Precisamos urgentemente de recursos adicionais de modo a continuar a facultar assistência”, informou Philippe Heffinck, representante do Unicef no Iraque em comunicado.

Segundo a organziação, oito milhões de iraquianos carecem de ajuda humanitária urgente, em particular cerca de três milhões que foram forçados a abandonar as suas casas desde o início da ofensiva dos ‘jihadistas’ em Junho de 2014. O acesso tem sido, contudo, dificultado pelos combates no terreno e a falta de fundos está mesmo a colocar a ajuda humanitária em causa.

XS
SM
MD
LG