Links de Acesso

Organização de Estados Americanos acompanha de perto eleições no Brasil pela primeira vez


Laura Chinchilla

A missão vai analisar, entre outros, o financiamento de campanhas, liberdade de imprensa e acesso aos meios de comunicação e contenciosos após a votação.

A Organização dos Estados Americanos (OEA), pela primeira vez, acompanhará o processo eleitoral no Brasil.

Organização de Estados Americanos acompanha de perto eleições no Brasil pela primeira vez
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:28 0:00

A ex-presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, que chefia a missão da OEA, deixará Brasília neste sábado, 25, com uma equipa para preparar o trabalho do organismo internacional.

Durante a semana, ela esteve com o presidente Michel Temer, em reunião no Palácio do Planalto.

"Foi um encontro para agradecer ao presidente em nome do secretário-geral Luis Almagro, da Organização dos Estados Americanos. Nos convidaram pela primeira vez, na história, a observar as eleições que ocorrerão aqui no Brasil", disseChinchilla.

Os integrantes da OEA também se reuniram com a presidente do tribunal, ministra Rosa Weber, e com o vice-procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques. O convite partiu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Neste ano, os brasileiros vão escolher o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Na disputa presidencial foram registados 13 candidatos no Tribunal Superior Eleitoral.

De acordo com o TSE, as missões de observação eleitoral da OEA "têm como meta aprimorar a cooperação para o aprofundamento da democracia" e devem ocorrer de maneira "objectiva, imparcial e transparente", sem a finalidade de "julgar a legitimidade de uma eleição".

A missão analisa todo o ciclo eleitoral e avalia aspectos como financiamento de campanhas, liberdade de imprensa e acesso aos meios de comunicação, contenciosos após a eleição, ou articipação política de mulheres, indígenas, negros e das pessoas com deficiência.

Após o processo eleitoral, o grupo da OEA deverá apresentar relatório com conclusões e recomendações ao Brasil e ao Conselho Permanente da organização.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG