Links de Acesso

Orfanato em Maputo dá esperança a crianças com SIDA


Orfanato em Maputo dá esperança a crianças com SIDA
Orfanato em Maputo dá esperança a crianças com SIDA

Jovens moçambicanos motivam empresas a contribuir para projecto humanitário, fomentando a responsabilidade social

Orfanato dá esperança a crianças com SIDA

A empresa chama-se Desejos Consulting. Dela fazem parte sobretudo jovens, movidos pelo desejo de ajudar o próximo.

A Desejos Consulting criou uma marca que dá pelo nome de Social Function Celebrity Event.

O objectivo dessa marca é o de promover, cá dentro e lá fora, o que chamam de network, ou seja, a ligação entre Moçambique e, em particular, os países vizinhos, usando, como alicerce, a responsabilidade social.

A primeira aposta foi um orfanato. O orfanato a “Casa da Alegria”, situado próximo de uma lixeira, num dos bairros da periferia da capital moçambicana.

Um orfanato gerido por freiras da congregação religiosa Madre Teresa de Calcutá alberga, na sua maioria, crianças órfãs, infectadas e afectadas pelo HIV-SIDA. Crianças muitas delas abandonadas pelos próprios familiares.

Carla Sitoi, Directora de Projectos da Desejos Consulting, explica à Voz da América, que apoiar o orfanato foi uma decisão óbvia, porque a maioria das pessoas se preocupa pouco com as crianças doentes com SIDA por presumirem que deverão morrer em breve. E porque a sociedade pouco faz para ajudar estas crianças, era preciso tomar medidas.

Mas, afinal, em quê que consiste o apoio?

Até agora, tem sido, essencialmente, alimentação. Suplementos nutricionais. Suplementos com base em batata africana e soja, produtos tidos como muito eficazes na mitigação dos efeitos degenerativos do HIV-SIDA.

Os suplementos são adquiridos a um estabelecimento que os importa da África do Sul.

Rui Ferreira é o Director-Geral da ALNUTRI Moçambique, a tal empresa especializada na venda de produtos e alimentos nutricionais, e diz que não tem dúvidas; quem consumir a soja e batata africana terá mais tempo de vida.

Com alimentos à base de soja, como leite, sopas e massas, é possível, segundo ele ajudar as crianças doentes a recuperar fisicamente, dando-lhes energia e ajudando-as a viver mais tempo. Sem nutrição própria, muitas poderiam não viver o suficiente para dar tempo a que se verifiquem os efeitos positivos dos mediocamtnos anti-retrovirais.

Os fundos que a Desejos Consulting consegue para levar avante os seus projectos de apoio social são obtidos de diferentes maneiras. Uma delas é por via da realização de eventos, nomeadamente, a promoção de leilões.

O primeiro leilão foi caracterizado pela venda de obras de arte e também viaturas doadas por empresários locais, tendo o dinheiro obtido revertido, todo ele, a favor do orfanato, com quem a Desejos Consulting assinou um memorando de entendimento. Um memorando ao abrigo do qual, a empresa se compromete a dar assistencia ao orfanato, por tempo indeterminado.

Carla Sitoi, Directora de Projectos da Desejos Consulting, em entrevista à Voz da América a falar de uma iniciativa que visa fornecer suplementos nutricionais, em benefício especialmente de crianças infectadas ou afectadas pelo HIV-SIDA, em Moçambique, estando previsto, para breve, a assinatura de um acordo com o Ministério da Mulher e Acção Social.

Um acordo que irá permitir que acções destas sejam estendidas a outras instituições de caridade, no país.

XS
SM
MD
LG