Links de Acesso

Oposição questiona cotação elevada do Fundo Soberano de Angola


José Filomeno dos Santos
José Filomeno dos Santos

Nota foi atribuída pelo Instituto dos Fundos Soberanos.

Uma avaliação relativa ao segundo trimestre de 2015, elaborado pelo Instituto dos Fundos Soberanos (SWFI), atribuiu uma pontuação de oito numa escala de 10 valores ao Fundo Soberano de Angola, o que coloca a instituição angolana no patamar dos fundos soberanos mais transparentes do mundo.

A oposição rejeita essa avaliação.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:30 0:00
Faça o Download

O porta-voz da Unita, Alcides Sakala disse os níveis de corrupção e de má gestão reinante nas instituições públicas de Angola nunca podiam levar a tal distinção.

Sakala põe em dúvida a idoneidade do estudo feito e admite tratar-se de uma tentativa do Governo de branquear a sua imagem envolvendo algumas organizações não-governamentais estrangeiras.

Por seu lado, o deputado da Casa-CE, Manuel Fernandes também põe em dúvida a idoneidade da organização responsável pela avaliação.

Fernandes diz não fazer sentido que uma entidade externa chegue a tal conclusão se ele, como deputado, não sabe como é que o Fundo Soberano angolano é gerido, uma vez não é permitido aos parlamentares fiscalizar o desempenho do Governo.

O presidente do Conselho da Administração Fundo Soberano Angolano, José Filomeno dos Santos, é citado como tendo afirmado que a cotação positiva atribuída enfatiza o compromisso da sua equipa com os elevados padrões de profissionalismo, ética e responsabilidade.

XS
SM
MD
LG