Links de Acesso

Oposição pede esclarecimentos sobre a saúde do PR

  • Manuel José

José Eduardo dos Santos,

Deputado do MPLA considera "vergonhoso" o comportamento da oposição

Os partidos da oposição em Angola pedem que o Presidente da República fale à nação sobre o seus estado de saúde, depois de a Casa Civil ter divulgado uma nota na quarta-feira, 19, a dizer que José Eduardo dos Santos regressou ao país depois de uma “visita privada” à Espanha.

Várias imagens em vídeo dão conta da chegada do Presidente a Angola, ma a UNITA considera necessário que Jose Eduardo dos Santos apareça publicamente e fale aos angolanos sobre o seu estado de saúde.

“É fundamental que apareça publicamente e diga como ele está e se está acompanhar a situação do país ou se está impedido e que seja substituído como manda a constituição”, afirmou Adalberto da Costa Júnior, líder do grupo parlamentar da UNITA, para quem o país está neste momento em duas frentes.

“Estamos a fazer a transição dupla: em eleições e transição de regime e isto preocupa a todos, que os magistrados do país sejam responsáveis principalmente o PR", concluiu.

A CASA-CE também não coloca muita fé no regresso de Santos e Leonel Gomes, secretário executivo nacional diz que país está sem norte.

“O país está neste momento à deriva, não tem norte porque está sem comando, o PR foi inaugurar no Namibe sem estar lá e isto é brincar com o Estado com Angola e com os angolanos isto não pode continuar assim", afirmou Leonel Gomes, acusando o Presidente de ter “implantado um sistema de saúde em que ele mesmo não acredita”.

“Quem já ouviu que o Presidente da Namíbia foi à Inglaterra tratar-se”, perguntou Gomes.

Por seu lado, odeputado pelo MPLA, Joao Pinto, diz que o PR está no país, mas oposição não acredita porque está desnorteada e sem programas eleitorais.

"Todo o mundo viu as imagens, o Presidente da República chegou e se têm dúvida devem recorrer ao Tribunal Constitucional, que é o único órgão competente para confirmar o estado do Presidente, mas a oposição parece que nao sabe disso”, critica Pinto, considerando de “vergonhoso” este comportamento da oposição.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG