Links de Acesso

Oposição critica discurso, Dos Santos recebe Samakuva


Isaías Samakuva num comício da UNITA em Cangandala
Isaías Samakuva num comício da UNITA em Cangandala

Da UNITA ao PRS, passando pela FNLA, a oposição não se revê no discurso presidencial

Reacções partidárias

A oposição parlamentar angolana, fundamentalmente, criticou a mensagem de implementação com sucesso de políticas pelo Executivo, apresentada hoje por Eduardo dos Santos, sobretudo no que diz respeito aos indicadores de realização social, quando falta luz e água nos bairros de Luanda.

Quanto a aprovação das leis eleitorais com urgência, apelo deixado aos deputados pelo presidente, responde o deputado Gabriel Silvestre Samy “...aprovar sim”, mas questiona a qualidade das leis!

Sobre as eleições ainda muito se espera do encontro que Isaías Samakuva vai manter, amanhã, quarta-feira, com Eduardo dos Santos.

Observadores, em Luanda, adiantam que o presidente da República quer convencer a UNITA a ceder, relativamente ao modo de organização do processo eleitoral. Não se sabendo para já em que moldes tal cedência irá ter lugar, fica-se na expectativa da comunicação que o partido do “Galo Negro” efectuará logo depois do encontro.

Do Partido da Renovação Social (PRS) foi a ameaça deixada aos países ocidentais, que mais atenção chamou a António Sapalo. Aquele responsável diz não compreender o porquê das ameaças. Parte do princípio de que o país africano Angola não vive isolado do mundo, adiantando que, “foi graças aos apoios dos povos do mundo que Angola se libertou do colonialismo”!

Outra das preocupações levantadas tem a ver com o registo eleitoral que está a ser executado por entidades que não a CNE - Comissão Nacional Eleitoral – independente, conforme prescreve a Constituição. O MPLA tem relativizado o conceito de independência deste órgão! E não vê problema algum que as tarefas da CNE sejam partilhadas por organismos do Executivo.

Segundo os partidos na oposição, o controlo da logística e o mapeamento para a localização das Assembleias de Voto, neste momento nas mãos do Executivo, são cruciais para a lisura e transparência do processo eleitoral.

Por seu lado, O presidente e líder da bancada parlamentar da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Ngola Kabango, comentou que esta formação política ficou "defraudada" com o discurso proferido pelo Presidente angolano.

"A FNLA ficou defraudada porque esperava um discurso mais profundo, mais assumido e mais esclarecedor e o que ouviu foi mais um balanço da acção do seu executivo", disse Ngola Kabango, reagindo ao discurso sobre o estado da Nação do chefe de Estado angolano na cerimónia de abertura do novo ano legislativo.

XS
SM
MD
LG