Links de Acesso

Oposição lamenta não ter sido ouvida pelo Presidente Lourenço no Huambo


 João Lourenço
João Lourenço

Sem essa contacto João Lourenço não pode conhecer a realidade, dizem os partidos

O líderes dos principais partidos da oposição no Huambo consideram positiva a visita do presidente da república, Joao Lourenço, a esta cidade, naquilo que entendem ser sinal de uma maior aproximação junto das comunidades.

Loreunço no Huambo - 3:01
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:01 0:00

Porém, os políticos criticam o facto de não constarem da agenda de visita do Chefe de Estado.

O dirigente local do partido da Renovação Social disse que sem esse contacto o presidente está privado de conhecer a realidade

“Só saberá da realidade o senhor presidente se forem ouvidas todas as forças políticas e a sociedade civil organizada”, disse o secretário provincial do Partido de Renovação Social (PRS), António Solia, para quem acções com vista a escamotear a realidade sobre a vida das populações não facilitam o desenvolvimento social.

“Estão a pintar a estrada onde vai passar o presidente, a pintarem alguns prédios abandonados para vender uma imagem falsa”, disse o político.

Já o secretário da coligação Casa-Ce, Almeida Chilunga, disse que os partidos políticos na qualidade de parceiros do Governo deviam ser auscultados por uma questão de ética e cortesia.

“Seria bom ser recebido pelo Presidente de todos os angolanos”, afirmou Almeida Chilunga.

A visita de dois dias do Presidente da República a esta provincial, insere-se na estratégia de desconcentração e descentralização do poder político e que acontece pela segunda vez nesta cidade, nas vestes de titular do poder executivo.

A oitava reunião ordinária do Conselho de Ministro, até ao meio da tarde desta terça-feira, analisou dentre outros assuntos a proposta de Lei sobre a liberdade Religiosa, Crença e Culto, um diploma que já mereceu de consulta publica em 2015.

O líder da Igreja Católica, Dom José Queirós, e Tarcísio Tchombogue da Congregacional de Angola, aplaudiram a iniciativa do governo.

Também as autoridades tradicionais e populares saudaram a visita do presidente.

Ouça essas opiniões aqui

Reacções á visita de João Lourenço - 0:39
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:39 0:00

XS
SM
MD
LG