Links de Acesso

Oposição guineense manifesta-se contra alteração de registos eleitorais


Governo quer corrigir 25 mil nomes de eleitores que não votaram nas legislativas
Governo quer corrigir 25 mil nomes de eleitores que não votaram nas legislativas

Os dois principais partidos políticos na Guiné-Bissau, PRS e MADEM-G15, promoveram nesta quinta-feira, 5, uma manifestação contra a decisão do Governo de corrigir nomes de mais de 25 eleitores que não conseguiram votar nas eleições legislativas de Março.

Aqueles partidos, bem como o APU-PDGB e outros movimentos sociais que se juntaram ao protesto, têm defendido a realização de um novo recenseamento ou actualização do anterior, alegando que a correcção dos cadernos eleitorais é uma ilegalidade.

Os partidos políticos justificam a sua posição do Governo com a falta de transparência e por isso exigem o recenseamento de raiz ou a actualização dos cadernos eleitorais, em vez de correção das anteriores irregularidades.

A marcha, segundo Queba Jaité, porta-voz dos manifestantes, visa denunciar junto das instâncias judiciais e da comunidade internacional o que qualificam de irregularidades na condução do processo eleitoral.

“Esta manifestação é como uma denúncia, temos o Ministério Publico e os tribunais. Com a correção eleitoral, que estão a fazer, nós não vamos a lado nenhum”, disse.

Quem também se posicionou contra a decisão do Governo foi a candidatura do antigo primeiro-ministro e ex-líder do PAIGC, Carlos Gomes Júnior, que considerou, em comunicado, que o "acto do Governo não se baseia em nenhuma lei do país e não reúne o consenso dos actores políticos nacionais".

XS
SM
MD
LG