Links de Acesso

Oposição critica não ter sido ouvida por Mike Pompeo


Mike Pompeo
Mike Pompeo

A oposição angolana critica o fato de o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, não ter agendado nenhum encontro com os partidos da oposição.

A posição é assumida pela UNITA e a CASA-CE, os dois maiores partidos da oposição, para quem ouvir apenas o Governo e agentes económicos não chega.

A UNITA diz que Mike Pompeu falhou ao não incluir a oposição politica na agenda da sua visita a Angola nesta segunda-feira, 17.

"Ele veio cá para ter uma ideia daquilo que se passa de forma geral em Angola, é sempre bom ter as opiniões das outras sensibilidades do mosaico social e político do país, e acho que politicamente seria acertado ter agendado encontro com os que pensam diferente do regime”, afirma Rafael Massanga Savimbi, secretário para as relações internacionais da UNITA, que questiona: “se tem tempo para falar com empresários por quê não ouvir outros políicos".

Por seu lado, a CASA-CE faz eco do mesmo pensamento.

"Os Estados Unidos, a par de outros, são potências mundiais, portanto não seria demais ter um encontro com as forças na oposiçao", corrobora Alexandre Sebastião André, lider da bancada parlamentar do terceiro partido no Parlamento.

O analista politico Agostinho Sikatu entende também que seria essencial ouvir as várias sensibilidades.

“Parece-me que ele veio mais para constatar o ambiente económico que para mim não basta, era importante constatar também o ambiente político que diga-se nesta altura está tenso", sustenta Sikatu.

Agenda de Pompeo

Mike Pompeo chegou a Luanda na noite de domingo, 16, e foi recebido pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e por altos funcionários da Embaixada dos EUA em Angola.

Às 11 horas foi recebido pelo Presidente angolano, João Lourenço, Cidade Alta, e depois encontrou-se com o seu homólogo Manuel Augusto.

Do programa da visita, Pompeo tinha agendada uma visita ao meio-dia ao Museu da Moeda, onde participaria numa mesa redonda com líderes de negócios.

No início da manhã, o secretário de Estado americano encontrou-se com mulheres empreendedoras e membros da missão diplomática de Washington em Luanda.

Antes de Angola, o secretário de Estado americano visitou o Senegal e ainda hoje deixa Luanda ao meio da tarde com destino a Addis-Abeba.

XS
SM
MD
LG