Links de Acesso

Oposição alerta para paralisação de obras no Uíge apesar de haver financiamento


Via da Comuna do Cuango, Quimbele, Uíge, 2018.
Via da Comuna do Cuango, Quimbele, Uíge, 2018.

Os partidos da oposição dizem estar preocupados com a falta de transparência das obras públicas em curso na província angolana do Uíge e apontam o dedo ao Governo provincial.

Em causa paralisação das obras financiadas pelo Programa de Investimento Público em 2015 e 2016 e o atraso na execução das obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Oposição questiona aplicação do PIIM no Uíge – 3:08
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:08 0:00

O deputado e secretário provincial da UNITA, Félix Simão Lucas, lembra que as obras retomadas no mandato do ex-governador, Sérgio Luther Rescova, encontram-se paralisadas desde a morte dele por motivos desconhecidos.

“Temos obras em escolas e hospitais que andam paralisadas desde os anos de 2015 e 2016, algumas foram mexidas, de facto algumas vias foram beneficiadas, após a vinda do governador Sérgio Luther Rescova, mas eram trabalhos orçamentados, o que temos na nossa província é um falta de execução, temos uma escola no bairro papelão que foi já liquidada a 95%, mas continua na mesma inacabada, e tantas outras”, acrescenta em declarações à VOA.

No âmbito das obras do PIIM, Lucas acusa ainda o Governo provincial de usar o dinheiro do mesmo em algumas obras já financiadas anteriormente mas que não tinham sido concluídas.

Por seu lado, o secretário provincial da CASA-CE, Fonseca António, lembra que “a morte do governador não deve impedir o andamento das obras, “por existirem documentos que permitem dar continuidade aos projectos”.

Outra preocupação, mas da parte do PRS, segundo o seu secretário provincial Victor António, é não haver execução de projectos do PIIM nos municípios no interior da província.

“Até o analfabeto politico consegue notar que algo não vai bem, é só ir ao interior dos nossos municípios, por exemplo nos municípios de Milunga e Buengas, as populações clamam todos os dias por mehores vias”, diz.

A VOA procurou ouvir a reacção do MPLA e do Gabinete Provincial de Infraestruturas Sociais, mas sem sucesso.

XS
SM
MD
LG