Links de Acesso

ONU quer mais de 50 milhões para ajudar vítimas de tsunami na Indonésia


Destroços em Palu, Sulawesi central, Indonesia, 5 Outubro, 2018.

As Nações Unidas querem angariar 50 milhões e meio de dólares da comunidade internacional, para ajudar os 191 mil indonésios afectados pelo sismo e tsunami em Sulawesi, há uma semana.

A ONU anunciou o seu plano na Sexta-feira, informando que desenvolveu um programa de consultoria com o governo da Indonésia. A iniciativa define o apoio necessário por parte da comunidade internacional durante os próximos três meses.

Vista dos estragos em Sirenja, Donggala Regency, Sulawesi Central, Indonésia, 5 Outubro, 2018.
Vista dos estragos em Sirenja, Donggala Regency, Sulawesi Central, Indonésia, 5 Outubro, 2018.

O número de mortos do sismo e tsunami de 28 de Setembro em Sulawesi já vai em 1.649 e cerca de 2.500 pessoas estão gravemente feridas.

Segundo um comunicado da ONU, 113 pessoas continuam desaparecidas. Cerca de 70 mil foram deslocadas.

À medida que equipas de ajuda vão chegando a Sulawesi central, as autoridades começaram a aumentar o nível de segurança, para parar com os roubos esporádicos, levados a cabo por residentes desesperados por comida e água potável.

O sismo de magnitude 7.5 na escala de Richter provocou um forte tsunami que destruiu um número record de casas e edifícios. Estradas e pontes desapareceram, cortando as comunicações de pelo menos três distritos próximos a Palu, afectando cerca de um milhão de pessoas.

A Indonésia e as suas cerca de 18 mil ilhas estão localizadas no “anel de fogo” do oceano Pacífico e são frequentemente atingidas por actividade sísmica, vulcânica e de tsunami.

Em 2004, um sismo de magnitude 9.1 em Sumatra e o subsquente tsunami matou cerca de 239 mil pessoas em 14 países do Pacífico. Cerca de metade dessas mortes ocorreram na Indonésia.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG