Links de Acesso

Ofensiva turca: Mais de cem mil pessoas deslocadas devido a ataques no norte da Síria


Turquia ataca curdos no norte da Síria. 10 de Outubro 2019

O Programa Alimentar Mundial (PAM) diz que mais de cem mil pessoas foram deslocadas até agora pela invasão turca do norte da Síria.

Segundo aquela agência, os deslocados vieram das cidades de Ras al-Ayn e Tal Abyad. Os curdos liderados pelas Forças Sírias Democráticas negam ter tomado a cidade fronteiriça de Ras al-Ayn como a Turquia alegou.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos diz que o número de mortos civis resultantes da ofensiva da Turquia aumentou para 30.

Ancara lançou a operação transfronteiriça na quarta-feira, dizendo que deseja limpar uma zona-tampão no norte da Síria das forças curdas sírias, grupo que vê como aliados terroristas dos separatistas curdos na Turquia.

A Turquia relatou a sua primeira fatalidade militar após três dias da sua incursão na Síria.

O Ministério da Defesa disse que outros três soldados ficaram feridos, sem dar detalhes. Também foram registradas baixas civis na região da fronteira turco-síria.

Autoridades dos Estados Unidos da América dizem que um posto militar americano em Kobane, no nordeste da Síria, foi evacuado depois das bombas de artilharia turca terem chegado às proximidades. A principal base dos EUA em Kobane não foi afectada e as autoridades disseram esperar que a evacuação do posto seja temporária.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG