Links de Acesso

Ocupação de terras e demolições provocam manifestação em Marracuene


Maputo
Maputo

Um grupo de moradores de Marracuene, um distrito de Maputo, manifestou-se hoje junto à administração para exigir o fim de demolições de casas, que as autoridades dizem que foram erguidas em terrenos ilegalmente ocupados.

“Procuramos saber por que é que ele quer partir as casas e soubemos que ele precisa deste espaço para fazer um condomínio”, disse um dos manifestantes.

Outra moradora disse que “estamos a ser ameaçados neste espaço que é do nosso avô, nós crescemos aqui e somos nativos daqui”.

O administrador Shafee Sidat disse que estes conflitos surgem pelo facto de especuladores venderem espaços, contrariando a Lei de Terras.

Sidat disse que “o maior problema (na implementação da Lei) é clarificar qual é o direito dos nativos”.

Acompanhe:

Ocupação de terras e demolições provocam manifestação em Marracuene
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:01 0:00

A manifestação de Marracuene acontece no dia em que o presidente Filipe Nyusi anunciou o início da auscultação pública para a revisão da Politíca Nacional de Terras

Na apresentação da auscultação, além de reconhecer a existência de especuladores de terras, Nyusi disse que “registamos conflitos quando o reassentamento das populações não obedece o que foi estipulado ou acordado; as instituições apresentam fraquezas institucionais e operacionais no acompanhamento dos processos e dos conflitos.”

XS
SM
MD
LG