Links de Acesso

Observadores já estão no Mali para as eleições presidenciais


Mali vai votos a 29 de Julho
Mali vai votos a 29 de Julho

O presidente da ONG "Plan International" para a Democracia e Paz em África (PIDPA), Jean-Marie Ngondjibangante, e o da antena burkinabe da Associação Muamar Kadafi para a Paz e Unidade Nacional, Saidou Compaoré, estão em Bamako no quadro das missões de supervisão das eleições presidenciais de 29 de Julho no Mali.

Em declarações quinta-feira à imprensa maliana, Jean-Marie Ngondjibangante disse que a sua associação representa uma ONG (Organização não Governamental) que trabalha para a boa governação democrática e garantiu que a sua organização terá 53 observadores em todo o território maliano.

A última vez que os malianos elegeram um presidente foi há cinco anos e, desde então, têm sofrido violência de militantes islamitas, separatistas tuaregs, traficantes de drogas, vigilantes étnicos e exército maliano.

Mas no que toca a eleições, o Mali tem realizado processos pacíficos, o que aparenta ser novamente o caso, no Domingo, 29 de Julho, quando as assembleias de voto abrirem às 8 da manhã e encerrarem às 18 horas, horário local, para receber os oito milhões de eleitores malianos.

Na corrida está o actual Presidente, Ibrahim Boubacar Keita, procurando um segundo mandato, que enfrenta duas dezenas de candidatos, entre os quais se destacam Soumaila Cisse e Aliou Diallo.

XS
SM
MD
LG