Links de Acesso

Observadores alertam para abstenção elevada nas autárquicas em Moçambique


Eleições acontecem a 10 de Outubro

Uma das causas pode ser a pouca divulgação da nova Lei de Eleições e da Constituição da República

O programa Votar Moçambique, um consórcio que luta por processos eleitorais transparentes e participativos, diz que a fraca divulgação da nova Lei de Eleições e da Constituição da República, recentemente revista, poderá agravar o problema da abstenção nas eleições autárquicas de 10 de Outubro.

Observadores alertam para abstenção elevada nas autárquicas em Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:13 0:00

O consórcio, constituído por seis organizações da sociedade civil, entre as quais o Centro de Integridade Pública (CIP), considera que não houve tempo suficiente para divulgar a nova legislação eleitoral, que é totalmente diferente da que vinha sendo observada no país.

A coordenadora do Votar Moçambique, Aquílicia Joaquim, diz haver muitos desafios neste processo eleitoral, sendo um dos mais importantes a questão do tempo.

Refira-se que o novo pacote eleitoral e a revisão pontual da Constituição da República foram aprovadas depois de um impasse no Parlamento, que quase comprometia todo o processo eleitoral.

O Observatório dos Direitos Humanos e de Legalidade está também preocupado com o tempo porque o fraco conhecimento da nova legislação eleitoral e da Constituição da República revista por parte da maior parte dos cidadãos vai ter graves consequências no escrutínio, entre as quais se destaca a abstenção.

Entretanto, para alguns analistas as eleições têm sido quase sempre marcadas por uma fraca participação dos cidadãos e uma das causas pode ser a mensagem que é transmitida sobretudo no âmbito da educação cívica, que não parece a mais ajustada à realidade moçambicana.

Leia também:

Juízes negam recurso da RENAMO e Venâncio Mondlane

Frelimo insatisfeita com o desenvolvimento de Quelimane, diz Araújo

Manuel de Araújo promete recorrer para salvar o seu mandato

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG