Links de Acesso

EUA: Desemprego subiu ligeiramente nos últimos 30 dias


Obama e Romney "queimam últimos cartuchos" na campanha eleitoral

A quatro dias das eleições o Departamento do Trabalho americano anunciou que no mês de Outubro foram criados novos 171.000 postos de trabalho nos Estados Unidos.


please wait

No media source currently available

0:00 0:03:11 0:00
Faça o Download


Este foi o vigésimo quinto mês consecutivo em que a economia americana criou empregos e desde Julho têm sido criados uma media de 173.000 postos de trabalho.
Mas a má notícia é que percentualmente houve uma subida muito ligeira no desemprego de 7,8 para 7,9% da força da trabalho. Isto porque a força de trabalho cresceu.

Oos empregos criados não chegam para absorver os pessoas que entram ou regressam ao mercado de trabalho e 12 milhões de americanos continuam á procura de emprego.

As novas estatísticas irão sem dúvida ser usadas de um modo ou outro pelos dois candidatos que agora regressaram á campanha eleitoral.

O presidente Obama esteve Quinta-feira no estado de Wisconsin onde num comício começou por fazer referencia á devastação causada pelo furacão Sandy.

“Durante uma tempestade não há Democratas ou republicanos. Há apenas compatriotas americanos,” disse o presidente.

“Dirigentes de diferentes partidos trabalham para reparar o que foi destruído, vizinhos ajudam vizinhos a enfrentarem a tragédia, diferentes comunidades juntam-se para reconstruir,” acrescentou.

Mas o presidente Obama rapidamente voltou à mensagem familiar da sua campanha afirmando que na próxima Terça-feira os americanos vão “vão fazer uma escolha entre duas visões fundamentalmente diferentes para a América”.

“Uma em que regressamos á política de cima para baixo que destruiu a nossa economia. A outra vê um futuro construído numa classe média forte e a crescer, “ disse o presidente.

A cidade de Green Bay foi uma das quatro cidades visitadas pelo presidente na Quinta feira em varias zonas do país. O presidente foi também a Las Vegas no estado do Nevada, a Denver no Colorado e a Columbus no Ohio.

Romney deslocou se a três localidades diferentes todas elas no importante e incerto estado da Virgínia.

Num comício perto da capital do estado Richmond o candidato republicano mencionou também a devastação do furacão Sandy e apelou aos seus apoiantes para ajudarem as vítimas.

Romney criticou duramente a política económica do presidente e ridicularizou a proposta do presidente de consolidar varias agências do governo num departamento de empresas.

“Não penso que criar mais um lugar no gabinete vá criar os empregos que a América precisa,” disse Romney.

“ Por isso tenho razão quando afirmou que queremos um presidente que compreenda o mundo de negócios e não um presidente que tente contractar alguém para o gabinete que saiba algo de negócios,” acrescentou

Os candidatos á vice presidência Joe Biden e Paul Ryan estão também envolvidos na campanha bem como as esposas de Barack Obama e de Mitt Romney.

O antigo presidente Bill Clinton tem também falado em diversos comícios de apoio a Obama.

As últimas sondagens indicam um virtual empate à escala nacional mas com o presidente com uma ligeira vantagem nos estados que se pensa irão decidir a eleição.
XS
SM
MD
LG