Links de Acesso

Obama reforça papel da democracia e do respeito pelas instituições em carta a Trump


Obama deixou carta a Trump
Obama deixou carta a Trump

Carta entregue no dia da posse revela pela CNN

Como tendo sido tradição no momento de transição de um Presidente americano para outro, Barack Obama deixou ao seu sucessor, Donald Trump, uma carta de menos de 300 palavras na qual diz esperar que o novo inquilino da Casa Branca respeite as instituições democráticas e que a América continue a liderar, com exemplo,a ordem internacional.

Uma cópia da mensagem revelada pela cadeia televisiva CNN, começa com "Caro presidente", e continua desejando felicidades durante a "grande aventura" que é a presidência.

"Milhões de pessoas colocaram suas esperanças em você, e todos nós, independentemente de partido, estimamos mais prosperidade e segurança durante o seu mandato", continua Obama que destaca a relevância dos Estados Unidos.

"Cabe a nós, com acções e exemplo, sustentar a ordem internacional que vem se expandindo desde a Guerra Fria e da qual dependem a nossa riqueza e segurança", afirma.

Barack Obama destaca o facto de "sermos apenas ocupantes temporários deste cargo", o que, segundo ele, "nos torna guardiões das tradições e instituições democráticas, como o Estado de direito, a separação de poderes e a protecção dos direitos civis pelos quais nossos ancestrais lutaram".

"Independentemente das confusões da política diária, cabe a nós deixar esses instrumentos da nossa democracia pelo menos tão fortes quanto os encontramos", escreve Obama, desejando "boa sorte e vá com Deus".

No dia da posse, a 20 de Janeiro, Donard Trump afirmou ter recebido uma "linda carta" de Barack Obama, mas que não a revelaria à imprensa,

XS
SM
MD
LG