Links de Acesso

Obama prepara nova geração de líderes


Obama na sua primeira aparição pública depois da Presidência
Obama na sua primeira aparição pública depois da Presidência

Antigo Presidente diz que só os jovens podem mudar o mundo

O antigo Presidente americano Barack Obama regressou nesta segunda-feira, 24, à actividade pública depois de quase três meses de silêncio para se lançar a um novo desafio: incentivar a participação política de uma nova geração de lideres.

Obama coordenou um diálogo com jovens líderes na Universidade de Chicago, onde começou como coordenador comunitário há cerca de 30 anos.

Obama recebeu uma ovação ao entrar no auditório, e provocou gargalhadas ao perguntar ao público: "Então, o que aconteceu no país durante a minha ausência?"

Antes de iniciar os debates, Obama disse que "a coisa mais importante que posso fazer por este país agora é preparar uma nova geração de líderes para a tomar a iniciativa de tentar mudar o mundo".

Apesar de evitar cuidadosamente fazer qualquer referência ao seu sucessor, Donald Trump, ou à actualidade política, Obama criticou a influência do dinheiro e dos grupos de interesse na política.

"Nossa taxa de participação nas eleições é uma das mais baixas de todas as democracias. E estou convicto de que os únicos que podem resolver esse problema são os jovens, a próxima geração", afirmou.

Desde que deixou a Casa Branca a 20 de Janeiro depois de oito anos no poder, Obama dedicou parte de seu tempo a férias com a sua esposa, Michelle, jogou golfe e começou a preparar as suas memórias.

Ele e a esposa criaram a Fundação Obama, cuja sede ficará na zona sul de Chicago, uma área carente, para justamente impulsionar a participação política dos mais jovens.

Obama participará em 25 de Maio bum diálogo público junto à chanceler alemã Angela Merkel em Berlim, por ocasião do 500º aniversário da Reforma Protestante.

XS
SM
MD
LG