Links de Acesso

Obama e Hillary Clinton são os mais admirados dos EUA


O Presidente americano Barack Obama e a pré-candidata à presidência dos Estados Unidos pelos democratas, Hillary Clinton lideram a lista dos "Mais Admirados" da América, segundo uma sondagem da Gallup.

Dezassete por cento dos americanos referiram Obama como a pessoa que mais admiram e 13 por cento escolheram Clinton.

Clinton já liderou a lista 20 vezes, 14 das quais consecutivas e Obama foi nomeado oito vezes.

No top 3 masculino estão o Papa Francisco e pré-candidato presidencial republicano, Donald

Trump, cada um com cinco por cento. Trump já esteve no top 10 outras vezes, entre 1988 e 1990 e novamente em 2011.

A Gallup considerou a aparição de Trump no top 3 uma "grande surpresa", explicando que a sua popularidade deve-se ao facto de ele estar sempre nas notícias, sendo natural que esteja na mente de muitos americanos.

Oprah Winfrey
Oprah Winfrey

A activista paquistanesa, Malala Yousafzai e a empresária americana Oprah Winfrey fecham o top 3, liderado por Hillary, tendo Malala cinco por cento e Oprah quatro por cento.


Segundo a Gallup, “normamelmente os americanos nomeiam o Presidente que estiver no poder como o homem mais admirado", por isso a Gallup limitou o número de vezes qeu um Presidente pode liderar o top para oito vezes.

Barack Obama
Barack Obama

O único Presidente nomeado tantas vezes quanto Obama foi Dwight D. Eisenhower, que ganhou durante os oito anos da sua presidência. Ele liderou a lista nos anos mais difíceis 1950, 1967 e 1968. Eisenhower também liderou em 1952, ano da sua eleição, dando-lhe um total de 12 vezes no top da lista dos mais admirados dos Estados Unidos, mais vezes do que qualquer outro homem.

Hillary Clinton
Hillary Clinton

As 20 vezes de Hillary Clinton no top da lista é outro record. Mais nenhuma mulher esteve nessa posição. Atrás dela está Eleanor Roosevelt, que foi nomeada para as mais admiradas 13 vezes.

XS
SM
MD
LG