O presidente dos Estados Unidos Barack Obama fala esta noite à nação na sequência do ataque em São Bernardino que 14 pessoas foram mortas e várias feridas
Um porta-voz da Casa Branca disse que o presidente vai falar sobre a a ameaça do terrorismo e como derrota-lo.
O presidente deverá também informar a nação sobre as investigações sobre o ataque.
Obama , disse o porta voz, vai também reiterar “a sua firme convicção que o Estado Islâmico será destruído” e que os Estados Unidos devem “fazer uso dos seus valores, empenho com a justiça, igualdade e liberdade para derrotar os grupos terroristas”.
Obama vai falar da sala oval na Casa Branca de onde historicamente presidentes fizeram alguns dos discursos de maior impacto.
A última vez que Obama falou da sala oval foi em 2010 quando anunciou o fim da presença de forças americanas no Iraque
O Estado islâmico disse numa emissão radiofónica em inglês que o casal responsável pelo ataque eram “seus soldados” mas uma emissão em árabe descreveu-os como “apoiantes”.
O Estado Islâmico não reivindicou diretamente responsabilidade pelo ataque.
A procuradora geral dos Estados Unidos Loretta Lynch disse entretanto que as autoridades estão a tentar saber tudo sobre o casal responsável pelo massacre.
Lynch disse que as autoridades estão a investigar o passado no Paquistão de Tashfeen Malik e as suas relações com o seu marido Farook e porque de terem escolhido aquele local para o seu ataque.
Os dois foram mortos pela polícia.
Lycnch disse que do momento as autoridades não acreditam que o casal fizesse parte de uma rede de terrorismo