Links de Acesso

Obama e Nações Unidas apelam a cessar-fogo em Gaza


Os apelos a um cessar-fogo na Faixa de Gaza sucedem-se depois do dia mais mortífero, ontem domingo, 20, com o presidente dos EUA Barack Obama a pedir uma pausa nas hostilidades. As Nações Unids também pediram um cessar-fogo num conflito cujo total de mortos já ultrapassou os 500.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, considerou a operação israelita de domingo como “uma acção atroz” e o secretário de Estado dos EUA John Kerry sem se aperceber que estava no ar, comentou sarcasticamente que este era “um raio de uma operação selectiva”. Questionado sobre este comentário, Kerry explicou que estava a referir-se às dificuldades de acção do Exército do Estado hebraico a combater o Hamas numa zona tão densa (a Faixa de Gaza é considerada a zona mais densamente povoada do mundo). O secretário de Estado está a caminho da região para negociar um cessar-fogo.

A Casa Branca disse, em comunicado, que o presidente Obama falou com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e que enquanto reafirmou o direito de Israel a defender-se, comunicou-lhe a preocupação pelas mortes dos dois lados e pediu um cessar-fogo.

Um porta-voz militar israelita repetiu que Israel não tem civis como alvo mas que a operação “se alastrou para civis”, e culpa o movimento palestiniano Hamas por se escudar na população.

XS
SM
MD
LG