O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu, hoje, 17 de Novembro, na Alemanha, a continuidade da globalização e o compromisso dos Estados Unidos.
Obama, que está na Alemanha, na última visita ao estrangeiro como Presidente, encontrou-se, ontem, com a Chanceler Angela Merkel, com a qual deverá voltar a reunir hoje.
À margem disso, Merkel e Obama assinam um editorial no qual reafirmam que não haverá retorno ao mundo antes da globalização.
“Os valores da democracia, justiça e liberdade são a base das nossas sucedidas economias”, escrevem os dois no semanário alemão WirtschaftsWoche.
Amanhã, Obama deverá reunir-se com os líderes da Grã-Bretanha, França, Itália e Espanha, antes de se deslocar ao Perú para a Cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico.
Obama pretende dar garantias aos líderes europeus que estão nervosos com o que consideram uma viragem americana ao isolacionismo presente nas declarações que o Presidente-eleito, Donald Trump, fez na sua campanha.
Trump questionou a relevância da NATO, celebrou a saída da Grã-Bretanha da União Europeia e criticou Angela Merkel por ter aceite milhares de refugiados, a maioria muçulmanos.