Links de Acesso

Obama diz que Cabo Verde é exemplo na África Ocidental


Barack Obama e Jorge Carlos Fonseca
Barack Obama e Jorge Carlos Fonseca

Presidente americano enviou mensagem ao seu homólogo Jorge Carlos Fonseca por ocasião do 5 de Julho.

O Presidente americano Barack Obama enviou uma mensagem ao seu homólogo cabo-verdiano Jorge Carlos Fonseca por ocasião do Dia da Independência do arquipélago, que se assinala nesta terça-feira, 5.

"O povo americano junta-se a mim para lhe dirigir as mais calorosas felicitações a si e ao povo de Cabo Verde no momento em que celebram a 5 de Julho, o 41º aniversário da vossa Independência", disse Obama, lembrando que "os nossos dois países orgulham-se de um legado em comum pelo facto de terem lutado pela independência e mantido o compromisso com a democracia após as respectivas independências".

Na nota, o Presidente americano afirmou que "os valores democráticos que compartilhamos nunca foram antes tão importantes pelo que enalteço Cabo Verde por ser um exemplo na África Ocidental".

Os cabo-verdianos fazem parte da história dos Estados Unidos, recorda Obama, que destaca que imigrantes das ilhas instalaram-se "na Nova Inglaterra desde 1700, mesmo antes da nossa independência, contribuindo desde então para o progresso da América".

Cabo Verde, "através da determinação e criatividade, do seu povo tem feito surpreendentes progressos económicos", escreveu Obama, que ainda realçou a "forte parceria" entre os dois países.

"Eu desejo a Cabo Verde votos de prosperidade e paz no decorrer deste ano", concluiu o Presidente dos Estados Unidos.

XS
SM
MD
LG