Links de Acesso

Obama apresenta Plano de Energia Limpa


Plano sem carvão.
Plano sem carvão.

Indústria de carvão prepara ataque contra o plano do Presidente americano.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama apresentará nesta segunda-feira, 3, a versão final de um plano para cortar as emissões de gases do efeito estufa por termeléctricas a carvão, visando estabelecer o seu legado contra a mudança climática.

A revisão do Plano de Energia Limpa vai procurar reduzir as emissões de carbono do sector de energia eléctrica em 32 por cento frente aos níveis de 2005 em 2030, uma elevação de nove por cento em relação à proposta anterior.

A regulação dará início a uma transformação abrangente do sector eléctrico norte-americano e encorajará a uma agressiva mudança rumo a mais energias renováveis, disse uma fonte governamental.

Grupos industriais e alguns legisladores de Estados que contam com energia baseada no carvão disseram que vão desafiar o plano nos tribunais e por meio de manobras no Congresso, acusando a administração de um ataque à regulamentação que elevará os preços da energia.

"Minha administração vai lançar a versão final do Plano de Energia Limpa da América, o maior, mais importante passo que jamais demos para combater a mudança climática", disse Barack Obama num vídeo colocado ontem pela Casa Branca.

Obama disse que até agora não houve limites federais para a poluição gerada por usinas a carvão, a maior fonte de emissões de gases do efeito estufa nos Estados Unidos.

XS
SM
MD
LG