Links de Acesso

"O melhor dia de todos”, disse Bezos ao regressar à terra


Jeff Bezos e a piloto Wally Funk no regresso à terra,Texas, 20 de Julho de 2021.

O bilionário Jeff Bezos realizou nesta terça-feira, 20, o sonho de ir ao espaço ao concluir um voo de 10 minutos em torno da órbita terrestre a bordo da nave New Shepard da empresa dele Blue Origin.

“O melhor dia de todos”, disse Bezos depois que a cápsula pousou perto de Van Horn, no Texas.

O empresário, fundador da Amazon, esteve acompanhado de uma tripulação eclética, sem astronautas profissionais e foi o primeiro voo civil sem piloto ao espaço.

Além de Bezos, o destaque da delegação foi a a piloto Wally Funk, de 82 anos, que se tornou a pessoa mais idosa a ir ao espaço.

Ela fazia parte do chamado Mercury 13, grupo de mulheres que participou num programa de treinamento de astronautas da Nasa nos anos 1960, mas que não foram ao espaço por serem mulheres.

O irmão do bilionároio, Mark Bezos e o holandês Oliver Daemen, de 18 anos, o mais jovem a ir ao espaço e a primeira pessoa que pagou por isso, também participaram na viagem.

Imagens divulgadas após o voo, mostravam os passageiros descontraídos, flutuando na nave e atirando bolas e doces uns os outros.

O foguete totalmente automatizado atingiu uma altitude de cerca de 106 quilómetros após atingir Mach 3, quando o impulsionador se separou da cápsula e voltou a pousar em pé perto do local de lançamento.

A altitude ultrapassou a marca de 85 quilómetros alcançada pelo bilionário britânico Richard Branson a 11 de julho, quando ele e cinco tripulantes voaram a bordo do seu avião espacial movido a foguete da Virgin Galactic.

Na segunda-feira, 19, em entrevista, Bezos reiterou que o seu objectivo não é competir com Branson, mas "construir uma estrada para o espaço para que as gerações futuras possam fazer coisas incríveis no espaço".

A primeira missão tripulada da Blue Origin ocorre após 15 voos de teste do foguete New Shepard.

Bob Smith, presidente e director executivo da Blue Origin, garante que mais duas missões tripuladas a bordo do New Shepard estão planeadas para o final deste ano.

A empresa também constrói um foguete maior, New Glenn, em homenagem a John Glenn, o primeiro astronauta dos EUA a orbitar a Terra, e que enviará veículos tripulados e não tripulados ao espaço.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG