Links de Acesso

Nyusi vai ao encontro de Francisco no Vaticano


Filipe Nyusi, presidente de Moçambique

Igreja Católica tem sido importante intermediária na pacificação de Moçambique.

O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, vai reunir amanhã, 14, no Vaticano, com o Papa Francisco.

Nyusi vai ao encontro de Francisco no Vaticano
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:45 0:00

Nyusi foi convidado por Francisco, líder da Igreja Católica, que tem sido importante intermediária na pacificação de Moçambique, com realce para o Acordo de Roma, de 1992, que marcou o fim da guerra civil de 16 anos.

Recentemente, a Igreja Católica ajudou na negociação da paz após a eclosão do conflito na sequência de desentendimento entre o governo e a oposição Renamo.

Papa Francisco
Papa Francisco

A ministra do Trabalho, Vitória Diogo, que acompanha Nyusi, disse que o estadista moçambicano leva uma mensagem de amizade e reconhecimento da Igreja Católica na pacificação.

“A grande mensagem é este compromisso com o processo de paz efectiva no pais, desenvolvimento e criação do bem-estar no seio dos moçambicanos e mundo inteiro”, disse Diogo.

Vitória Diogo
Vitória Diogo

Parafraseando Nyusi, Diogo disse que “a verdadeira paz é a que está dentro de cada um de nós e não apenas o calar das armas”.

Santo Egídio e diáspora

Em Roma, onde Nyusi é hoje esperado, vai também reunir com a Comunidade de Santo Egídio, também influente na pacificação de Moçambique, e activa em programas de prevenção da transmissão de HIV e tratamento de SIDA.

Durante a visita, os moçambicanos na Itália irão também apresentar as suas preocupações, que na voz do seu representante, Mateus da Silva, incluem a emissão de bilhetes de identidade e passaportes.

“A nossa batalha e prioridade é ter uma brigada fixa para tratar bilhetes e passaportes” num dos países europeus com mais moçambicanos – Portugal, Alemanha ou Itália – disse Silva.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG