Links de Acesso

Nyusi vai ao encontro de Francisco no Vaticano


Filipe Nyusi, presidente de Moçambique
Filipe Nyusi, presidente de Moçambique

Igreja Católica tem sido importante intermediária na pacificação de Moçambique.

O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, vai reunir amanhã, 14, no Vaticano, com o Papa Francisco.

Nyusi vai ao encontro de Francisco no Vaticano
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:45 0:00

Nyusi foi convidado por Francisco, líder da Igreja Católica, que tem sido importante intermediária na pacificação de Moçambique, com realce para o Acordo de Roma, de 1992, que marcou o fim da guerra civil de 16 anos.

Recentemente, a Igreja Católica ajudou na negociação da paz após a eclosão do conflito na sequência de desentendimento entre o governo e a oposição Renamo.

Papa Francisco
Papa Francisco

A ministra do Trabalho, Vitória Diogo, que acompanha Nyusi, disse que o estadista moçambicano leva uma mensagem de amizade e reconhecimento da Igreja Católica na pacificação.

“A grande mensagem é este compromisso com o processo de paz efectiva no pais, desenvolvimento e criação do bem-estar no seio dos moçambicanos e mundo inteiro”, disse Diogo.

Vitória Diogo
Vitória Diogo

Parafraseando Nyusi, Diogo disse que “a verdadeira paz é a que está dentro de cada um de nós e não apenas o calar das armas”.

Santo Egídio e diáspora

Em Roma, onde Nyusi é hoje esperado, vai também reunir com a Comunidade de Santo Egídio, também influente na pacificação de Moçambique, e activa em programas de prevenção da transmissão de HIV e tratamento de SIDA.

Durante a visita, os moçambicanos na Itália irão também apresentar as suas preocupações, que na voz do seu representante, Mateus da Silva, incluem a emissão de bilhetes de identidade e passaportes.

“A nossa batalha e prioridade é ter uma brigada fixa para tratar bilhetes e passaportes” num dos países europeus com mais moçambicanos – Portugal, Alemanha ou Itália – disse Silva.

XS
SM
MD
LG