Links de Acesso

Nyusi propõe grupo de trabalho, sem mediadores, para discutir acordo de paz


Filipe Nyusi, cerimónia de 30 anos da tragédia de Mbuzini
Filipe Nyusi, cerimónia de 30 anos da tragédia de Mbuzini

Presidente moçambicano fez o anúncio durante o discurso sobre o estado da nação.

O Presidente moçambicano propôs à Renamo a formação de um grupo de trabalho especializado, "sem distinção política" para discutir um acordo de paz entre o Governo e o partido liderado por Afonso Dhlakama.

A informação foi avançada nesta segunda-feira, 19, por Filipe Nyusi no seu discurso anual sobre o estado da nação, que excluiu o actual grupo de mediadores desse grupo especializado.

"Esse grupo de trabalho seria nomeado pelo Presidente da República e constituído por cidadãos sem distinção política a serem indicados por mim e pelo dirigente da Renamo", declarou Nyusi que lamentado a falta de acordo com Afonso Dhlakama, com quem voltou a manifestar a sua intenção de se reunir "em qualquer capital provincial do país".

Na sua intervenção, o Presidente da República voltou a reiterar a suspensão das hostilidades, mesmo durante as negociações em curso.

As negociações entre o Governo e a Renamo, mediadas por representantes da Igreja Católica e da comunidade internacional, estão suspensas desde a semana passada, depois de mais uma ronda de negociações sem qualquer acordo.

Os mediadores deixaram o país e dizem que regressarão apenas quando forem convocados pelas partes.

XS
SM
MD
LG