Links de Acesso

Nyusi não diz se recebeu dinheiro no caso "dívidas ocultas"


Filipe Nyusi era ministro da Defesa quando foram contraídos os empréstimos
Filipe Nyusi era ministro da Defesa quando foram contraídos os empréstimos

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, escusou-se a dizer se recebeu ou não dinheiro no caso das dívidas ocultas, numa entrevista ao jornal Canal de Moçambique, nesta quarta-feira, 15.alegando não querer embaraçar a Justiça.

"Porque é que você não faz o seguinte: deixar... até porque isso é embaraçoso para quem está a dirigir, porque eu não quero embaraçar o processo que está a correr ao nível da Justiça", afirmou Nyusi, para quem "as coisas serão explicadas, o tempo é responsável".

O Presidente afirmou também não acreditar na "narrativa de perseguição política" alegada por Ndambi Guebuza, filho do ex-presidente de Moçambique, quando foi detido em Fevereiro.

"Eu não posso estar a falar em nome da Justiça. É indecente", acrescentou.

Nyusi era ministro da Defesa aquando dos empréstimos, em 2013-2014, e a imprensa moçambique tem dito que ele autorizou o processo que visava comprar barcos para a protecção da fronteira marítima do país.

Os empréstimos lesaram o Estado em cerca de dois mil milhões de dólares, dando lugar ao conhecido caso "dívidas ocultas", que levou à detenção do antigo ministro das Finanças, Manuel Chang, que aguarda a extradição para os Estados Unidos ou Moçambique, e mais nove pessoas no país, além de três antigos director do Crédit Suiss, em Londres, e do empresário libanês, Jean Boustani, a pedido da justiça americana.

Na entrevista, Filipe Nyusi afirmou temer uma escalada de violência no norte do país, onde se registam ataques há um ano e meio, e garantiu que há colaboração com as multinacionais que investem em gás natural na província "para proteger os objectos económicos".

O Chefe de Estado moçambicano abordou ainda as calamidades que se abateram sobre o país e rematou: "Não sei se há uma outra desgraça que vai acontecer neste país do que aquilo tudo que nos aconteceu nesses quatros anos e meio".

XS
SM
MD
LG