Links de Acesso

Nyusi e Momade reafirmam compromisso com reintegração dos antigos guerrilheiros da Renamo


Ossufo Momade, presidente da Renamo, e Filipe Nyusi, Presidente da República, na Presidência, Maputo, 5 Abril 2022
Ossufo Momade, presidente da Renamo, e Filipe Nyusi, Presidente da República, na Presidência, Maputo, 5 Abril 2022

Presidente da República e líder da Renamo reuniram-se nesta sexta-feira em Maputo

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, reuniu-se na tarde desta sexta-feira, 7, em Maputo, com o líder da Renamo, na oposição, Ossufo Momade, para discutir o processo de Desmobilização, Desmilitarização e Reintegração (DDR) dos guerrilheiros do antigo movimento rebelde.

A nota divulgada ao princípio da noite pelo representante do secretário-geral das Nações Unidas em Moçambique, Mirko Manzoni, informa que os dois líderes reafirmaram o seu compromisso com o DDR, mas não dá pormenores do encontro.

Analistas políticos contactados pela VOA não afastam a possibilidade de Nyusi e Ossufo terem discutido também o tema das eleições distritais, cuja realização, em 2024, está em dúvida, apesar de terem sido acordadas entre o Governo e a Renamo.

Refira-se que na semana passada, em entrevista à VOA, o analista político Ismael Mussá sugeriu que Filipe Nyusi e Ossufo Momade se reunissem para discutir esta questão, que o Governo defende ser necessário aprofundar para evitar a sobreposição de competências entre os órgãos eleitos.

A Renamo, no entanto, diz que o processo deve ocorrer conforme estabelece a Constituição da República.

Fórum

XS
SM
MD
LG