Links de Acesso

Angola tem falta de advogados, diz Bastonário


Advogados de defesa dos activistas.
Advogados de defesa dos activistas.

O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, Hermenegildo Cachimbombo, disse no Lubango que o número de causídicos inscritos na organização ainda está longe de responder à demanda do país.

Neste momento estão inscritos e com licença de exercício da profissão um total de 1.500 advogados para uma população estimada entre 24 a 25 milhões de habitantes.

Numero de advogados insuficiente 1:23
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:34 0:00

De acordo com Hermenegildo Cachimbombo, o problema é mais grave ainda porque os poucos advogados que existem não estão distribuídos de forma equilibrada pelo país.

Cachimbombo disse, por outro lado, que a relação entre os advogados, os tribunais e os magistrados do Ministério Público melhorou bastante nos últimos 10 anos.

Sobre o novo mapa judiciário que se desenha com a reforma do sistema em curso, o bastonário da Ordem dos Advogados saúda o processo, mas alerta que qualquer reforma que se pretenda implementar terá que olhar fundamentalmente pela formação de quadros.

“Não adianta termos leis modernas, não adiante termos equipamentos se o homem sujeito que manuseia esses instrumentos não estiver técnica e eticamente capacitado para o efeito", explica Hermenegildo Cachimbombo.

XS
SM
MD
LG