Links de Acesso

Novo secretário de Estado americano promete "diplomacia difícil"


Mike Pompeo e Donald Trump
Mike Pompeo e Donald Trump

Donald Trump considerou Mike Pompeo "um verdadeiro patriota".

O Presidente americano, Donald Trump, fez a sua primeira visita ao Departamento de Estado nesta quarta-feira, 2, depois de 15 meses, durante a qual deu posse ao novo secretário de Estado, Mike Pompeo.

"Mike é um verdadeiro patriota americano", disse Trump ao dirigir-se ao novo chefe da diplomacia americana, em quem disse ter "absoluta confiança".

Depois de prometer lealdade ao Presidente, o novo secretário de Estado reconheceu "haver muitas ameaças à prosperidade, segurança e liberdade dos Estados Unidos", mas prometeu ser "inflexível contra elas".

Pompeo sublinhou que implantará o que chamou de "diplomacia difícil quando necessário" para garantir que os Estados Unidos continuem a ser respeitados no mundo.

Quanto à Coreia do Norte, o novo secretário de Estado, que recentemente encontrou-se com Kum Jung-un, disse que Pyongyan deve comprometer-se mediatamente a desmantelaro seu programa nuclear, processo que deve ser permanente e verificável.

Pompeo classificou os esforços de desnuclearização de"estágios iniciais" e com resultados "desconhecidos".

Ontem, no seu primeiro dia de trabalho no Departamento de Estado, Mike Pompeo prometeu aos funcionários que ajudaria o ministério "dar a volta" num discurso muito aplaudido.


XS
SM
MD
LG