Links de Acesso

Novo secretário de Estado americano realiza primeira viagem ao Médio Oriente


Mike Pompeo, 27 de Abril, 2018.

O novo secretário de Estado americano, Mike Pompeo, iniciou neste sábado, 28 de Abril, a sua primeira digressão pelos principais aliados dos Estados Unidos no Médio Oriente, depois de se reunir com membros da NATO em Bruxelas.

Nesta excursão de três dias, Pompeo visita a Arábia Saudita, Israel e Jordânia, rivais regionais do Irão, para discussões antes da esperada decisão, em 12 de Maio, do Presidente Donald Trump sobre o acordo nuclear iraniano.

Pompeo assegura que o Presidente ainda não tomou uma decisão. Opositor fervoroso deste acordo assinado em Julho de 2015, Trump vai anunciar a 12 de Maio se vai desvincular-se do acordo negociado entre o Irão e as grandes potências (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha), como tem prometido.

Mas o ex-chefe da CIA, que voou para Bruxelas logo após tomar posse na quinta-feira como 70º secretário de Estado americano, também tem outra missão, mais pessoal: provar, com o apoio de Trump, que a diplomacia americana está de volta após o complicado mandato de Rex Tillerson, demitido em Março e que nunca conseguiu conquistar a simpatia do Presidente.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG