Links de Acesso

Novo salário mínimo moçambicano é equivalente a cerca de 70 dólares americanos


Metical, moeda de Moçambique
Metical, moeda de Moçambique

Ministra da Função Pública diz que “nós sabemos que não é suficiente”; líder de sindicatos sugere que o ideal seria o equivalente a 135 dólares, “mas se nós impusermos (…) corremos o risco de algumas empresas fecharem”.

O Conselho de Ministros aprovou o novo salário mínimo na função pública, 4255 meticais (cerca de 70 dólares americanos),deu a conhecer Carmelita Namashulua, ministra de tutela.

Novo salário mínimo moçambicano é equivalente a cerca de 70 dólares americanos
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:55 0:00

O aumento na ordem de 260 meticais (quatro dólares) corresponde a 6.5 por cento, sendo o mais baixo dos últimos anos.

“Além do reajuste do salário, o governo também disponibiliza 1.8 mil milhões de meticais para a realização de actos administrativos - promoções e subidas de carreiras”, disse a titular da Função Pública.

Ela reconheceu que“nós todos sabemos que não é suficiente (…) e no momento oportuno quando a nossa economia estiver estável e ter a sua pujança também iremos melhorar a assistência médica e medicamentosa", disse Namashulua.

Por sector de actividade, o que registou maior subida é o da indústria extractiva com 18,67 por cento, o que corresponde a 8.263 meticais (135 dólares); e o que menor subida registou foi o de pesca kapenta com 7.5 por cento, agora fixado em 4026 meticais (68 dólares), anunciou a ministra do Trabalho, Vitória Diogo.

Pelo menos 14 mil meticais…

Diogo disse que os novos salários reflectem o consenso alcançado após um “processo de negociação profunda entre os empregadores, o sector privado, os trabalhadores representados pelas confederações e pelos sindicatos respectivos”.

Mas para os sindicalistas, este reajuste ainda está aquém do desejado, disse Armando Munguambe, Secretário-geral da Organização dos Trabalhadores Moçambicanos.

Para Munguambe, "o desejável para o salário mínimo deveria ser 14 mil meticais (cerca de 235 dólares)”.

Ele ressalva que “se nós impusermos que o salário mínimo tem que ser esse, corremos o risco de algumas empresas fecharem; estamos a falar se empresas de segurança privada que estão a dever salários e há outras empresas que estão a fechar”.

XS
SM
MD
LG