Links de Acesso

Novo bispo de Cabinda dá a mão ao Governo no combate às violações de direitos humanos


Dom Belmiro Cuica, bispo de Cabinda
Dom Belmiro Cuica, bispo de Cabinda

Dom Belmiro Cuica, como ‘’boa pessoa’’, diz esperar ser bem recebido

Dirigida por um administrador apostólico nos últimos quatros anos, a Diocese de Cabinda volta a ter um bispo, Dom Belmiro Cuica Chissenguete, que chega à província angolana com vontade de denunciar violações de direitos humanos, num exercício inserido na intervenção social da Igreja Católica.

Novo bispo católico para Cabinda - 1:40
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:40 0:00

Apresentado nesta terça-feira, 0, em Benguela, onde foi ordenado há 22 anos, o prelado diz esperar encontrar um ambiente favorável à continuidade dos desafios da sua congregação religiosa, embora ciente das dificuldades.

Dom Belmiro Cuica, natural do Huambo, acredita que vá encontrar condições de trabalho numa província onde um dia a comunidade católica chegou a protestar contra a nomeação de um bispo oriundo de um outro ponto do país

“Fui a Cabinda duas vezes em missão pastoral, nunca como nomeado. Só agora eles estão a saber, vou para trabalhar, espero ser bem recebido porque sou boa pessoa e nunca fiz mal a ninguém’’, vaticina.

Após ter enaltecido o trabalho do arcebispo de Luanda e presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom Filomeno Vieira Dias, o padre garantiu que o Governo terá um parceiro na luta contra a violação dos direitos humanos.

“Está o próprio Governo com a obrigação de proteger a sociedade, mas também estamos nós para sermos a voz profética na denúncia de tudo aquilo que é violação dos direitos humanos. Mas não só, porque às vezes nos esquecemos da violação de que é vítima mãe natureza. Aliás, esta defesa faz parte da natureza normal da própria igreja’’, sustenta o novo bispo.

O anúncio da nomeação de Belmiro Cuica, foi feito pelo actual chefe da Igreja Católica nesta província, Dom António Jaka, enquanto secretário-geral da CEAST.

O último bispo de Cabinda foi Dom Paulino Madeca

XS
SM
MD
LG