Links de Acesso

Nova plataforma digital promete ajudar angolanos com a formação académica e profissional


Adelino Bimba, presidente da AQDAFA, e Eduardo Ngudiangani, coord. do Dep. de Engenharia Informática
Adelino Bimba, presidente da AQDAFA, e Eduardo Ngudiangani, coord. do Dep. de Engenharia Informática

Dezenas de jovens angolanos com qualificação de alto nível e formação no exterior se juntaram para criar a iniciativa AQDAFA, Associação de Quadros da Diáspora para Apoio a Formação dos Angolanos.

Em entrevista à VOA, Adelino Bimba, presidente da AQDAFA, e Cristiano Ngudiangani, coordenador do Departamento de Engenharia Informática da associação, explicaram como essa iniciativa irá funcionar.

"A ideia principal aqui é a partilha de conhecimento, tanto teórico como prático, para o povo angolano", disse o presidente da associação.

Os mais de 70 membros da AQDAFA, espalhados por 10 países, vão actuar de várias formas.

Segundo Bimbi, o acompanhamento será feito à distância, online, através de videoconferências, e também presencial, quando os quadros viajarem a Angola.

A plataforma também oferece uma biblioteca virtual que irá disponibilizar manuais e trabalhos de conclusão de curso, conforme explicou Cristiano Ngudiangani, coordenador do Departamento de Engenharia Informática.

"Hoje contamos com cinco trabalhos já publicados e acredito que num futuro próximo teremos muito mais", disse. Confira a entrevista para saber mais.

Profissionais formados no exterior unem-se para ajudar jovens angolanos com estudos
please wait

No media source currently available

0:00 0:09:52 0:00

XS
SM
MD
LG