Links de Acesso

Noruega irá ter base naval em Moçambique para combater pirataria


Noruega irá ter base naval em Moçambique para combater pirataria
Noruega irá ter base naval em Moçambique para combater pirataria

Moçambique aprimorou a sua capacidade de prevenção, mas que ainda precisa de apoios

Noruega irá instalar, até Setembro deste ano, uma base naval em Moçambique para se envolver directamente no combate à pirataria marítima, apoiando nesse esforço os países da África Oriental.

Segundo um anúncio feito, esta segunda-feira, por Erik Lahnstein, Secretário de Estado noruegês, que falava na abertura de um seminário sobre a “Pirataria Marítima no Oceano Índico,” até ao próximo Outono europeu, uma fragata e meios aéreos estejam estacionados na costa do Índico, para ajudar os países da região oriental a travar as acções dos piratas.

“Neste momento ainda não ainda não tomámos a decisão do país em que posicionaremos os meios já disponíveis, mas tendo em conta que Moçambique é um dos países que está na rota da pirataria e que está comprometido com o combate a este fenómeno, é provável que Moçambique seja um ponto para uma base de aviação de patrulhamento para o combate a pirataria”, afirmou Lahnstein.

A pirataria marítima na costa moçambicana ganhou forma real, no final de Dezembro passado, quando o “Vega 5”, uma traineira, foi sequestrada por piratas somalis.

Desde então, os armadores nacionais moçambicanos receiam fazer-se ao mar, comprometendo a actividade pesqueira, devido ao medo de novas acções piratas.

O vice-ministro moçambicano da Defesa, Agostinho Mondlane, disse que Moçambique aprimorou a sua capacidade de prevenção, mas que ainda precisa de apoios, sobretudo no que diz respeito ao aperfeiçoamento dos métodos de prevenção e combate, face aos métodos cada vez mais sofisticados dos piratas do mar.

Até ao final desta terça-feira, representantes do governo, a vários níveis vão produzir, com apoio de peritos internacionais em matéria de pirataria, uma visão comum para a criação de uma plataforma para combater este fenómeno.

XS
SM
MD
LG