Links de Acesso

No Lubango cancelamento das autárquicas visto como atraso na democratização


Lubango

Os constantes adiamentos das eleições autárquicas em Angola não são bons para o país e descredibilizam o governo supo académicos ouvidos na cidade do Lubango.

O cancelamento das autárquicas visto do Lubango - 1:38
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:38 0:00


Para os nossos interlocutores mais do que manchar o nome do executivo de João Lourenço, a não realização das autarquias locais seja por que argumento for, representa um retrocesso no processo de consolidação democrática.

A decisão de adiamento caucionada pela última reunião do Conselho da República por alegada falta de condições não colhe igualmente entre os académicos.

Para o professor Oliveira Miguel, Angola “precisa de repensar o que quer” e a definição de um cronograma de acções até a realização das eleições seria um passo fundamental.

“ Pode -se até defenderque não há condições de fazer as autarquias, mas devia -se deixar claro de que h’aum calendário de acções sobre um período possível em que poderíamos realizar este processo”, disse.

“Ao que se entende não sabe quando é que teremos as autarquias, significa que se a pandemia continuar até ao próximo depois do próximo ano o país nunca terá autarquias”, acrescentou

Na visão do professor Eduardo Bié, a Covid-19 é um bode expiatório para o atraso das eleições.

“ Eu acho que isso atrasa sim o nosso processo de democratização porque um dos passos que precisamos dar no sistema de administração pública é mesmo a descentralização do poder”, disse

Para a UNITA a realização das eleições autárquicas seria o início da partilha do poder em Angola e a antecâmara das eleições gerais de 2022, facto que não é bem visto pelo MPLA.

“ Sente-se ameaçado em partilhar poder porque a autarquia é um elemento fundamental para um holofote daquilo que serão as eleições gerais em 2022”, afirmou

A Voz da América tentou sem sucesso ouvir elementos afectos ao partido no poder na região.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG