Links de Acesso

Negociadores americanos e mexicanos em contra-relógio para evitar imposição de tarifas


Trump ameaça impor tarifas produtos mexicanos
Trump ameaça impor tarifas produtos mexicanos

Funcionários dos governos americano e mexicano retomaram as conversas sobre imigração nesta sexta-feira, 7, a três dias da entada em vigor de tarifas no valor de até 5 por cento sobre todas os produtos mexicanos que entrarem nos Estatos Unidos, como prometeu Donald Trump.

“À medida que as negociações continuavam ontem, ficamos mais encorajados por eles terem trazido algumas das coisas que colocamos na mesa na quarta-feira para dizer que estão abertos a às propostas”, disse a repórteres hoje, Marc Short, chefe de gabinete do vice-Presidente americano, Mike Pence.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, esclareceu que, embora as reuniões tenham corrido bem, “ainda estamos encaminhados para impor tarifas na segunda-feira”.

Entretanto, Trump, que se queixou do que descreve como uma onda de imigrantes na fronteira com o México, terá a palavra final sobre qualquer acordo, lembrou o vice-Presidente na quinta-feira.

Qualquer decisão deve ser anunciada no fim de semana.

O Presidente americano decidiu aplicar tarifas aos produtos mexicanos como forma de penalizar o México por não controlar a imigração ilegal que entra na fronteira sul.

Apenas no mês de Maio, cerca de 144 mil pessoas passaram pela fronteira com o México, o que representa um aumento de 32 por cento em relação ao mês de Abril.

XS
SM
MD
LG