Links de Acesso

Negociações de paz em Moçambique retomadas a 10 de Novembro com nova estratégia


Primeiro ponto da próxima faze será a descentralização do Estado.

As negociações para a paz em Moçambique serão retomadas no dia 10 de Novembro, depois de as partes terem chegado a acordo sobre uma nova metodologia de trabalho.

Os mediadores internacionais, Governo e Renamo terminaram nesta sexta-feira, 28, a quarta fase de negociações e decidiram que a partir de agora vão realizar encontros bilaterais com vista a aprofundar as diferentes posições e a facilitar a identificação de uma base comum.

A mediação apresentou uma outra proposta visando fazer uma ligação entre a solução de problemas políticos e as tréguas, propostas que, segundo a nota, foram aceites pelas partes.

Como resultado dos encontros bilaterais, as delegações do Governo e da Renamo comprometeram-se em entregar, no início da próxima fase, a 10 de Novembro, o pacote de princípios relativos à descentralização, assim como um calendário para tratar os restantes pontos das agenda.

O comunicado termina revelando que o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, entregou nesta quinta-feira, a 27, a última parte da documentação relativa à proposta sobre as Forças de Defesa e Segurança, cujo teor não foi revelado.

XS
SM
MD
LG