Links de Acesso

NBA anunciou a nova NBA África


NBA Africa
NBA Africa

A National Basketball Association (NBA) anunciou hoje a formação da NBA Africa, uma nova entidade que conduzirá os negócios da liga na África, incluindo a Basketball Africa League (BAL) - uma parceria entre a NBA e a International Basketball Federation ( FIBA) e a primeira colaboração da NBA para operar uma liga fora da América do Norte.

A temporada inaugural do BAL, com 12 dos melhores clubes de 12 países africanos, está a decorrer em Kigali, Ruanda, e as primeiras finais do BAL acontecerão no domingo, 30 de Maio, às 16h. CAT / 10:00 ET.

Os investidores estratégicos incluem um consórcio liderado por Babatunde "Tunde" Folawiyo, Presidente e CEO do Yinka Folawiyo Group; e Helios Fairfax Partners Corporation (HFP), liderada por Tope Lawani, Co-CEO da HFP e co-fundador e sócio-gerente da Helios Investment Partners ("Helios"), consultora de investimentos da HFP.

A experiência dos investidores numa ampla gama de sectores e as relações estabelecidas com empresas, governos e ONGs africanas ajudarão a acelerar o crescimento da NBA em todo o continente.

BAL: Ferroviário de Maputo um possível candidato ao título
please wait

No media source currently available

0:00 0:04:18 0:00

Lawani e Folawiyo também farão parte do Conselho de Administração da NBA África, que é liderado pelo CEO da NBA África, Victor Williams, e inclui o Comissário da NBA, Adam Silver, e o Vice-Comissário da NBA e Director de Operações Mark Tatum.

O anúncio foi feito hoje por Silver, Tatum, Williams, Lawani e Folawiyo, que se juntaram ao Embaixador Global da NBA e ao investidor da NBA África, Dikembe Mutombo (da República Democrática do Congo) antes do Dia da África, uma comemoração mundial anual de a fundação da Organização da Unidade Africana (OUA) realizada a 25 de Maio.

BAL: TOP 5 Jogadas da semana
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:04 0:00

Além de Mutombo, outros investidores na NBA África incluem NBA as lendas Junior Bridgeman, Luol Deng (do Sudão do Sul), Grant Hill e Joakim Noah.

A NBA tem uma história de décadas em África e abriu a sua sede africana em Joanesburgo em 2010.

Desde então, os esforços da liga em África têm se concentrado em aumentar o acesso ao basquetebol e à NBA por meio do desenvolvimento de base e elite, distribuição de media, parcerias corporativas, NBA Africa Games, o lançamento da BAL e muito mais.

Melhores momentos do jogo Ferroviário vs AS Douanes
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:58 0:00

O financiamento contribuirá para o crescimento da BAL, segundo o comunicado da NBA que acrescenta que a NBA África "ajudará a expandir a presença da NBA em mercados africanos prioritários e no ecossistema de basquetebol de África e aprofundará o envolvimento da liga com jogadores e adeptos por meio de iniciativas como o lançamento de Academias da NBA adicionais e responsabilidade social, iniciativas que melhoram os meios de subsistência de jovens e famílias africanas, incluindo igualdade de género e esforços de inclusão económica que a NBA e a BAL anunciaram em Março".

Folawiyo, que é nigeriano, é presidente e CEO do Yinka Folawiyo Group, um grupo industrial nigeriano diversificado com foco na exploração e produção de petróleo, comercialização de energia, transporte marítimo e imobiliário.

Ele também é ex-director e accionista minoritário da MTN Nigéria, uma empresa de telecomunicações, e presidente do Coronation Merchant Bank.

A HFP é uma holding de investimentos com sede no Canadá focada em investimentos públicos e privados em empresas que operam principalmente na África. A HFP foi estabelecida em 2020 por meio de uma combinação de negócios entre a Fairfax Africa Holdings e a empresa de gestão da Helios Investment Partners, Helios Holdings Limited.

XS
SM
MD
LG