Links de Acesso

Professores primários em Nampula com diplomas falsos


Autoridades investigam corrupção na atribuição de certificados

Mais de 70 professores primários na província moçambicana de Nampula poderão ser expulsos do Sistema Nacional de Educação por possuírem certificados de formação falsos.

O Ministério investiga corrupção na atribuição de certificados

Professores primários em Nampula tinham diplomas falsos
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:28 0:00

Os docentes formaram-se nos centros de Gaza, Zambézia e Nampula, mas os seus nomes não constam na lista de formação daqueles estabelecimentos, mas estão actualmente afectos a várias instituições de ensino público.

A situação acontece numa altura em que cerca de 500 professores formados em 2015 e 2016 não foram integrados ainda por falta de vaga.

O sector de Educação e Desenvolvimento Humano está a tentar verificar os certificados de formação de professores na sequência da descoberta da existência de docentes com deficiências técnicas, situação que coloca cada vez mais em risco o processo de ensino e aprendizagem.

Em 2015, o Governo anunciou um novo modelo de formação de professores primários.

A partir de então, os candidatos a docentes devem ter o 12o ano concluído e mais três anos de formação especializada, mas os centros de formação continuam a cumprir o programa interior, que apenas exigia 10 meses de formação.

Para além disso, a corrupção nos centros de formação faz com que haja professores com deficiências, que conseguem o certificado de formação, mesmo sem ter completado o ciclo.

O director provincial de Educação e Desenvolvimento Humano em Nampula, Julio Mendes, disse que foram contactados os professores e os institutos onde esses docentes se formaram para se pronunciarem sobre o assunto.

Aquele dirigente suspeita que haja mais professores nesta situação.

Para questões de segurança do sistema de educação será feita a averiguação dos certificados dos professores contratados nos últimos 5 anos.

Alguns professores ouvidos pela VOA entendem que a situação compromete os esforços e mancha o sistema educativo

XS
SM
MD
LG