Links de Acesso

A província de Nampula registou uma das melhores campanhas eleitorais


Baixa da cidade de Nampula no norte de Moçambique
Baixa da cidade de Nampula no norte de Moçambique
Ao contrário dos processos anteriores, a província de Nampula registou uma das melhores campanhas nestas eleições, caracterizada pelo civismo generalizado por parte dos candidatos e partidos concorrentes.

A província de Nampula registou uma das melhores campanhas
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:42 0:00
Faça o Download

Alguns analistas políticos e membros da sociedade civil associaram a passividade do processo ao facto de o maior partido político da oposição em Moçambique, a Renamo, não ter tomado parte do processo, exigindo paridade na CNE e a revisão da lei eleitoral que segundo, esta formação politica, contínua fraudulento. De referir que Nampula é uma das maiores bases da Renamo.

Com um total de 7 autarquias, a oposição aparece na frente da corrida, a acreditar nas eleições anteriores e no que se assistiu durante a campanha leitoral.

No Município de Angoche, o candidato pela Associação de Educação Moral na Exploração dos Recursos Naturas, Ossufo Racha é tido como favorito, mas o candidato da Frelimo e actual edil, Américo Adamugy, apresenta-se igualmente forte.

Em Ribáuè, a campanha de Luis Constantino do MDM parece ter motivado maior adesão, porque enquanto o candidato da Frelimo surgia sempre acompanhado de crianças, o MDM apresentava jovens e adultos que estão em idade de votar.

Na Ilha de Moçambique, o MDM também está na frente. Aliás, a campanha eleitoral parece ter servido apenas para o empresário Abdul Satar provar a sua popularidade junto do potencial eleitor.

Em Nacala, a situação parece mais equilibrada. Tanto o MDM como a Frelimo apresentaram candidatos bem conhecidos e, assim como nas eleições anteriores, aventa-se a possibilidade de uma segunda volta, para se conhecer o vencedor.

Na cidade de Nampula, Mahumo Amorane, do MDM vai à frente. O candidato da Frelimo, Adolfo Absalão Siueia, terá ficado manchado devido a mensagens trocadas antes da campanha a desencorajar a sua escolha na próxima quarta-feira. As referidas mensagem apelavam para que ninguém votasse no Absalão, porque como gestor faliu varias companhias, deixando muitos desempregados.

Por sua vez, nos municípios de Monapo e Malema, a Frelimo aparece na frente, segundo muitos analistas em Nampula.

Analistas contactos pela VOA nesta segunda-feira temem que a passividade que caracterizou a campanha eleitoral venha a ser manchada durante a votação, em virtude da aparente vantagem dos candidatos da oposição.
XS
SM
MD
LG