Links de Acesso

Nampula: Empreendedor local perde pedreira para empresa chinesa


Pedreira no distrito de Mogovolas, Nampula
Pedreira no distrito de Mogovolas, Nampula

O empreendedor Carlos Catingue reclama a retirada do seu direito de exploração de uma pedreira no distrito de Mogovolas, que foi entregue à empresa chinesa Chico, que extrai pedras para a asfaltagem da estrada que liga a capital provincial ao distrito de Nametil.

Nampula: Empreendedor local perde pedreira para empresa chinesa
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:32 0:00

As autoridades emitiram um ofício de desanexação da área alegando que é dointeresse do Estado, mas Carlos Catingue, representado pelo seu advogado, Mário Amisse, considera estranho o facto de a mesma área estar a ser explorada por uma empresa privada.

A referida empresa já indemnizou as famílias que tinham as suas benfeitorias na região, excepto as de Catingue.

O advogado considera injusta a decisão do Governo e já submeteu um recurso ao Tribunal Administrativo para a suspensão da decisão.

Ele argumenta que a direcção dos Recursos Minerais e Energia deve emitir um título mineiro para o seu constituinte.

O porta-voz da direcção dos recursos mineiras e energia de Nampula, Abel Sitia, reitera que para satisfação dos interesses superiores do Estado, ate ao momento não foi emitido o título.

Ele não avança o que será feito a favor do senhor Catingue, aguardando-se a decisão do Tribunal Administrativo.

Catingue solicitoua exploração da pedreiraem Abril do ano passado, e o seu advogado diz que na altura o sistema de processamento e cadastro mineiro não constatou nenhum impedimento.

XS
SM
MD
LG