Links de Acesso

Nampula continua a ter problemas de abastecimento de electricidade

  • Adina Sualehe

A procura de energia eléctrica tende a aumentar cada dia que passa na província moçambicana de Nampula e a resposta por parte da empresa Electricidade de Moçambique continua abaixo das demandas.

Os habitantes exigem uma melhor qualidade de energia, enquanto a empresa denuncia roubos e a vandalização das linhas de transporte da energia eléctrica por desconhecidos.

Mesmo com a entrada em funcionamento no ano passado da central termo-eléctrica flutuante na cidade portuária de Nacala, que reduziu a sobrecarga sobre a linha centro-norte, a população queixa-se de má qualidade da energia eletrica.

Há oscilações constantes, sobretudo na hora de ponta.

Francisco Uassitomo, representante da EDM-Norte, reconhece a precariedade da energia fornecida às populações e avança que "a empresa está a fazer um esforço para melhorar a situação".

Uassitomo diz haver vários projectos em curso, nomeadamente a construção de uma central de emergência em Nacala e uma subestação no Posto Administrativo de Namialo.

Face ao roubo e à vandalização de infra-estruturas, a empresa está também a sensibilizar as populações locais a denunciarem qualquer caso.

Com cerca de cinco milhões de habitantes, a maior parte a residir na zona rural, a energia eléctrica na zona rural em Nampula permanece ainda um sonho para as famílias.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG